As
tecnologias vieram para mudar a interação do aluno com o próprio ambiente
escolar, diante a revolução tecnológica que se tem vivenciado, os computadores
já fazem parte do cotidiano dos discentes e docentes. O sistema trouxe inovações e, as informações repassadas pela tutora estão mais fáceis de entender, pois já tinha algum conhecimento de como postar as atividades, só que agora estão mais claras. A metodologia utilizada pela tutora de repassar explicando passo a passo ficou bem melhor, mas ainda surgem dúvidas. As informações repassadas chegam por e-mail rápido, só acho pouco tempo para realizar as atividades. Como já participei de dois cursos do
PROINFO, não tive
dificuldades em acessar a plataforma. No entanto, ainda ficam algumas
dúvidas, pois o prazo é curto. Sei que a teoria é importante, mas devido não termos muito tempo disponível, precisamos nos
aperfeiçoar com mais
rapidez, na prática, pois estamos em sala de aula e sentimos que a nossa qualificação é urgente, pois nossos alunos
ganham em espaço e tempo e precisamos utilizar as tecnologias como instrumento na atuação do aluno no tratamento da informação recebida, e não simplesmente como ferramenta do professor enquanto transmissor dessa informação. Daí o conhecimento das diversas formas de utilização da pesquisa dirigida na web, dos programas de produção de mídia, não só pelo professor, mas também pelo aluno.
Conforme estudamos, o uso de
tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos
conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e a sua
integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em
flexibilidade do currículo – pois passa a ter uma visão mais ampla e
integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os
conhecimentos que emergem no contexto na vida das pessoas, nas diferentes
linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.
Pelo que
estamos tendo de
informação a respeito
do uso das tecnologias,
relacionado ao currículo e projetos penso que
a ideia é abranger
mais o processo de
aprendizagem com o
uso das tecnologias
tangendo tanto o
momento do professor
enquanto gestor de
ambiente de aprendizagem
(que precisa estar em
processo de aprendizagem
dos conteúdos, dos processos
de aprendizagem, dos
avanças tecnológicos),
como o momento do
aluno que também precisa
ser ativo, autor nesse
processo. Dessa forma,
nós educadores precisamos,
primeiro, perder o
medo do novo que
as tecnologias provocam
em muitos de nós, para
perceber o quanto
elas podem facilitar
nosso trabalho e trazer
o interesse dos estudantes
para as aulas; e
depois nos apropriar
desse saber, estudando,
trocando ideias com
os colegas, socializando
e ajudando outros colegas
a soltarem-se das
amarras do tradicional.
Penso que até questões
da inter, trans, e
multidisciplinaridade são facilitadas
com o uso das
TIC, bem como a
pedagogia de projetos.
E a aprendizagem
significativa para o
aluno será aquela em
que ele tenha responsabilidade
sobre a aprendizagem,
sobre a construção
desse processo; assim, o
professor precisa utilizar
as tecnologias como
instrumento na atuação
do aluno no tratamento
da informação recebida,
e não simplesmente
como ferramenta do professor
enquanto transmissor
dessa informação. Daí
o conhecimento das
diversas formas de
utilização da pesquisa
dirigida na web,
dos programas de produção
de mídia, não só
pelo professor, mas também
pelo aluno.
Quanto ao curso, a tutora, que não mediu esforços para que
tivéssemos melhor aproveitamento e aprendizagem, posso reforçar que valeu a
pena ter participado de cada modulo, pois o conteúdo apresentado nos instiga a
ler mais e a buscar conhecimento e uso da tecnologia nos processos de ensino e
aprendizagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário