domingo, 20 de outubro de 2013

Atividade 3.7 - Reflexões em Diário de Bordo da unidade III.



As tecnologias vieram para mudar a interação do aluno com o próprio ambiente escolar, diante a revolução tecnológica que se tem vivenciado, os computadores já fazem parte do cotidiano dos discentes e docentes. O sistema trouxe inovações e, as informações repassadas pela tutora estão mais fáceis de entender, pois tinha algum conhecimento de como postar as atividades, que agora estão mais claras. A metodologia utilizada pela tutora de repassar explicando passo a passo ficou bem melhor, mas ainda surgem dúvidas. As informações repassadas chegam por e-mail rápido, acho pouco tempo para realizar as atividades. Como participei de dois cursos do PROINFO, não tive dificuldades em acessar a plataforma. No entanto, ainda ficam algumas dúvidas, pois o prazo é curto. Sei que a teoria é importante, mas devido não termos muito tempo disponível, precisamos nos aperfeiçoar com mais rapidez, na prática, pois estamos em sala de aula e sentimos que a nossa qualificação é urgente, pois nossos alunos ganham em espaço e tempo e precisamos utilizar as tecnologias como instrumento na atuação do aluno no tratamento da informação recebida, e não simplesmente como ferramenta do professor enquanto transmissor dessa informação. Daí o conhecimento das diversas formas de utilização da pesquisa dirigida na web, dos programas de produção de mídia, não pelo professor, mas também pelo aluno.
Conforme estudamos, o uso de tecnologias nas atividades de distintas naturezas provoca avanços na ciência e nos conhecimentos que exigem a abertura da escola aos acontecimentos e a sua integração aos diferentes espaços de produção do saber, o que implica em flexibilidade do currículo – pois passa a ter uma visão mais ampla e integradora entre os conhecimentos sistematizados e aceitos socialmente e os conhecimentos que emergem no contexto na vida das pessoas, nas diferentes linguagens de comunicação que fazem parte da cultura.
Pelo que estamos tendo de informação a respeito do uso das tecnologias, relacionado ao currículo e projetos penso que a ideia é abranger mais o processo de aprendizagem com o uso das tecnologias tangendo tanto o momento do professor enquanto gestor de ambiente de aprendizagem (que precisa estar em processo de aprendizagem dos conteúdos, dos processos de aprendizagem, dos avanças tecnológicos), como o momento do aluno que também precisa ser ativo, autor nesse processo. Dessa forma, nós educadores precisamos, primeiro, perder o medo do novo que as tecnologias provocam em muitos de nós, para perceber o quanto elas podem facilitar nosso trabalho e trazer o interesse dos estudantes para as aulas; e depois nos apropriar desse saber, estudando, trocando ideias com os colegas, socializando e ajudando outros colegas a soltarem-se das amarras do tradicional. Penso que até questões da inter, trans, e multidisciplinaridade são facilitadas com o uso das TIC, bem como a pedagogia de projetos. E a aprendizagem significativa para o aluno será aquela em que ele tenha responsabilidade sobre a aprendizagem, sobre a construção desse processo; assim, o professor precisa utilizar as tecnologias como instrumento na atuação do aluno no tratamento da informação recebida, e não simplesmente como ferramenta do professor enquanto transmissor dessa informação. Daí o conhecimento das diversas formas de utilização da pesquisa dirigida na web, dos programas de produção de mídia, não pelo professor, mas também pelo aluno.
Quanto ao curso, a tutora, que não mediu esforços para que tivéssemos melhor aproveitamento e aprendizagem, posso reforçar que valeu a pena ter participado de cada modulo, pois o conteúdo apresentado nos instiga a ler mais e a buscar conhecimento e uso da tecnologia nos processos de ensino e aprendizagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário