domingo, 20 de outubro de 2013

Atividade 4.7 - Reflexões em Diário de Bordo



Quando iniciei o curso, estava meio desanimada, devido ter feito outros dois cursos, e não ter tido alcançados resultados favoráveis, talvez faltasse um pouco mais de orientação por isso pensei muito se faria este. No entanto fui animada pela minha irmã para realizá-lo e a tutora Silvana foi muito prestativa e atenciosa, assim resolvi encarar a tarefa. Sei que o caminho ainda é longo, pois tem muitas leituras e com meu esforço posso realizar e cumprir os prazos, mas estou feliz em recomeçar. Esta oportunidade é rara e, por que não aproveitá-la e conhecer melhor o curso para lidar com as estas ferramentas.
Devemos refletir sobre a presença dos meios de comunicações em nossas vidas, para que deles possamos nos apropriar de forma criativa e critica. Atualmente, nossa vida está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e isso traz grandes desafios para o campo da Educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão. A integração entre as tecnologias de informação e comunicação e a educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis: Como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Na prática essas tecnologias podem facilitar a aprendizagem dos nossos alunos. A ação do professor deverá conseguir acompanhar os avanços tecnológicos da sociedade.
Visitei alguns sites educacionais e fui registrando links que achei mais importantes:
O curso trouxe inovações na plataforma e veio contribuir ainda mais com a minha pratica pedagógica. Os conteúdos apresentados nos módulos, nos mostra o quanto podemos inovar dentro da nossa prática educativa, e a partir daí criar diversas situações que virão de encontro com os nossos alunos. A inserção das mídias digitais no campo educacional, abre um leque de possibilidade de aprender e se ensinar, cooperando para que os recursos educacionais sejam bem utilizados no espaço escolar.
A utilização dos recursos tecnológicos – computadores, internet, TV... são fundamentais para aprendermos mais e melhor de forma mais prazerosa.[....] Durante a preparação e aplicação das atividades planejadas, o que mais me possibilitou foi uma reflexão do conhecimento adquirido no decorrer do curso. Aprendi como utilizar melhor as ferramentas virtuais de acordo com o trabalho que se quer desenvolver. Hoje tenho mais segurança no manuseio das tecnologias, tanto no trabalho quanto na vida pessoal.
O que mais me empolgou no curso, alem das leituras, foi produzir vídeos, algo que achava difícil, descobrir que através do webquest  e o blog podemos orientar e ajudar outros colegas professores para inovarem a sua pratica.


Nenhum comentário:

Postar um comentário